Descarte de medicamentos

Como descartar os medicamentos? Você descarta de forma correta e segura?


De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os medicamentos são classificados como resíduos químicos, por isso é necessário descartá-los de forma correta, uma vez que, quando os medicamentos são descartados incorretamente, tornam-se uma potente fonte de contaminação ao meio ambiente.

Entre os problemas ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos de medicamentos, pode-se destacar: degradação do solo, contaminação das águas, poluição do ar, proliferação de bactérias e alteração de ecossistemas.

Os resíduos de medicamentos necessitam de tratamento específico, não podendo ser descartado junto ao lixo comum. Não é correto descartar os medicamentos no lixo, vasos sanitários e pias. Quando os medicamentos são descartados nesses locais, eles contaminam os solos e os lençóis freáticos, podendo causar potenciais efeitos adversos para a saúde humana, animal e de organismos aquáticos.

Na hora de descartar medicamentos vencidos ou fora de uso, procure um posto de coleta mais próximo da sua casa, como os postos de saúde, por exemplo. Eles dispõem de coletores próprios para coletas.

Evite sobras de medicamentos

Somente utilize medicamentos com indicação profissional e peça orientação do farmacêutico para comprar apenas o suficiente para o seu tratamento, evitando, dessa forma, os desperdícios e as sobras.

medicamentos_6aa17ca8dbd4b067ca94a.png

Nas Farmácias SA+ você pode contar com uma equipe de farmacêuticos capacitados e disponíveis para te orientar quanto ao descarte e outros assuntos relacionados aos medicamentos.

Vá até a SA+ mais próxima da sua casa e consulte o farmacêutico!

MEDICAMENTO É COISA SÉRIA

INFORMAÇÃO É O MELHOR REMÉDIO

CONSULTE O FARMACÊUTICO!

 

REFERÊNCIAS:

RAMOS, H. M. P.; CRUVINEL, V. R. N.; MEINERS, M. M. M. A.; QUEIROZ, C. A.; GALATO, D. Descarte de medicamentos: Uma reflexão sobre os possíveis riscos sanitários e ambientais. Revista Ambiente & Sociedade, v.20, n.4, p.145- 168, 2017.
VIEIRA, F. M. Resíduos farmacêuticos: riscos ambientais do descarte inadequado de medicamentos. Natural Resources, v.11, n.1, p.74-81, 2021.
SILVA, A. P. R. F.; LEÃO, V. G. Descarte de medicamentos e seus impactos à saúde e meio ambiente. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR, v. 28, n. 4, p. 92-96, 2019.